Distrato da promessa de compra e venda de imóvel e a prática das construtoras de reter as parcelas pagas
Imagine a seguinte situação hipotética:
João celebra contrato de promessa de compra e venda de um apartamento com determinada construtora. Posteriormente vê que uma das cláusulas do contrato, intitulada “Distrato” possuía a seguinte redação:
“7.1. Nas hipóteses de rescisão, resolução ou distrato da presente promessa de compra e venda o promitente vendedor poderá reter até 80% do valor pago pelo promitente comprador, a título de indenização, sendo restituído o restante.”
Essa cláusula é válida?
NÃO. Porque é abusiva a cláusula de distrato, fixada no contrato de promessa de compra e venda imobiliária, que estabeleça a possibilidade de a construtora vendedora promover. Portanto, a retenção integral ou a devolução ínfima do valor das parcelas adimplidas pelo consumidor distratante.
STJ. 4ª Turma. REsp 1.132.943-PE, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 27/8/2013.
Explico melhor.
O art. 53 do CDC veda a retenção integral das parcelas pagas:
Art. 53. Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento em prestações, bem como nas alienações fiduciárias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam a perda total das prestações pagas em benefício do credor que, em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado.
Desse modo, o art. 53 do CDC afirma que é nula de pleno direito a cláusula de decaimento.
O que é cláusula de decaimento?
Cláusula de decaimento é aquela que estabelece que o adquirente irá perder todas as prestações pagas durante o contrato caso se mostre inadimplemente ou requeira o distrato.
Devolução de uma parte ínfima das prestações pagas. Tal como como o CDC foi expresso ao proibir a retenção integral do valor pago pelo adquirente. Desse modo as construtoras passaram a tentar burlar essa vedação legal e começaram a prever que, em caso de distrato, seria feita a devolução das parcelas pagas, fazendo-se, contudo, a retenção de determinados valores a título de indenização pelas despesas experimentadas pela construtora.
Ocorre que diversos contratos previram que essa devolução seria de valores ínfimos, ou seja, muito pequenos, ficando a construtora com a maior parte da quantia já paga pelo adquirente.
Essa prática também foi rechaçada pela jurisprudência. Assim, a devolução de uma parte ínfima das prestações também é vedada pelo CDC por colocar o consumidor em uma situação de desvantagem exagerada:
Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que assim:
IV – Estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade. Mas, a construtora poderá reter, em caso de distrato, uma parte do valor que já foi pago pelo adquirente?
SIM. O STJ entende que é justo e razoável que o vendedor retenha parte das prestações pagas pelo consumidor. Desse modo vale como forma de indenizá-lo pelos prejuízos suportados, notadamente as despesas administrativas realizadas com a divulgação. além disso a comercialização e corretagem, além do pagamento de tributos e taxas incidentes sobre o imóvel, e a eventual utilização do bem pelo comprador.
A jurisprudência normalmente considera razoável a retenção. Afinal pelo promitente vendedor, de um percentual que varia de 10% a 20% dos valores já pagos. Assim, devendo o restante ser devolvido ao promitente comprador.
Desse modo, é entendimento pacífico nesta Corte Superior que o comprador inadimplente tem o direito de rescindir o contrato de compromisso de compra e venda de imóvel e, consequentemente, obter a devolução das parcelas pagas, mostrando-se razoável a retenção de 20% dos valores pagos a título de despesas administrativas (…)
(RCDESP no AREsp 208.018/SP, Rel. Min. Sidnei Beneti, Terceira Turma, julgado em 16/10/2012)
Fonte: Jusdecisum
os negócios mais seguros estão na Imobiliária Manaus.
Sobre a Imobiliária Casa Manaus
Nós, Imobiliária Casa Manaus, somos uma empresa especializada em imóveis de alto padrão, oferecendo apartamentos na planta, apartamentos de luxo, casas em condomínio e salas de alto padrão. Nosso objetivo é proporcionar aos nossos clientes uma experiência única na busca por imóveis para comprar ou alugar.
Com equipe profissional e dedicada, estamos prontos para atender às necessidades e desejos de cada cliente, oferecendo opções que se adequem ao seu estilo de vida e preferências. Nossos apartamentos na planta são projetados com o mais alto padrão de qualidade, garantindo conforto e sofisticação em cada detalhe.
Além disso, nossos apartamentos de luxo são cuidadosamente selecionados, oferecendo acabamentos de alta qualidade e uma arquitetura moderna e elegante. Se você procura uma casa em condomínio, temos diversas opções em locais privilegiados, com segurança e infraestrutura completa para você e sua família. Dois bons exemplos são o Condomínio Tales de Mileto e o Condomínio Morada dos Pássaros.
Para aqueles que buscam salas de alto padrão para seus negócios, temos imóveis comerciais que atendem às mais exigentes necessidades, proporcionando um ambiente profissional e sofisticado.
Somos comprometidos em fornecer um serviço de excelência, desde a busca pelo imóvel ideal até o fechamento do negócio. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer suporte e orientação durante todo o processo, garantindo a satisfação de nossos clientes.
Se você está em busca de um imóvel para comprar ou alugar, conte conosco. Temos as melhores opções em apartamentos na planta, apartamentos de luxo, casas em condomínio e salas de alto padrão. Entre em contato conosco e descubra o imóvel dos seus sonhos.
Trabalhamos também com os lançamentos em Manaus: Vista da Alvorada, Botânica Office, Mirante das Flores, Mirante Cardeal, Mirante Amazonas, Le Gran Ponta Negra, Soberane, Soberane, Residencial Tales de Mileto, Connect Tower, Connect Tower, Liberty Laranjeiras, Vista da Alvorada MRV, Botânica Office, Cristal Office Tower, Salvador 550, Salvador 550, Sensia La Vie, Sensia Ponta Negra, Meu Sensia, Vista dos Lírios, Vista do Parque, Vista das Oliveiras e Vista do Oriente.
Se você pretende fazer empréstimo consignado em Manaus pesquise por Izalu Cred mas se você quer certificado digital, fazer sites, hospedagens, acesse Izalu Digital.